A Haru, nasceu da paixão por jóias da fundadora Mariana Harue, designer, que durante a faculdade decidiu se especializar na área de joalheria. Desenho, 3D, bancada e gemologia foram alguns dos cursos que a fizeram se encantar ainda mais pelo universo das joias e no final de 2019 criar a Haru. Porém em 2020, veio a pandemia e com ela uma proposta para trabalhar para uma joalheria que acabou afastando Mariana de sua marca por um tempo.
Foi no final de 2022 após a conclusão de sua pós-graduação em negócios e marketing que ela decidiu que iria retomar a marca e após algum tempo de desenvolvimento renasceu a Haru.
O nome Haru veio do seu segundo nome, Harue e sua paixão pela primavera que em japonês é Haru. Mariana vê a marca como o desabrochar da menina para mulher, como um rito de passagem.
“Quando eu era mais nova era comum ver meninas que quando completavam os seus 15 anos ganhavam uma jóia, da avó, ou da tia, ou da mãe e isso ficou marcado para mim como uma passagem, uma transformação, das muitas que nós mulheres passamos ao longo da vida, como o desabrochar das flores na primavera e acho que isso é o que eu gostaria de transmitir com a Haru, peças que possam te acompanhar ao longo dessas transformações."